Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Artigos     Atividade Física

O importante é que cada um encontre o seu equilíbrio e o meio onde se sente bem, para adoptar esse comportamento durante todo o ano

O outro lado da atividade física

Será que a atividade física representa apenas uma mera solução para o controlo do peso? Ou será que tem um "outro lado" que muitos de nós nunca tivemos o prazer de sentir e de vivenciar de uma forma duradoura?

O “outro lado” que a atividade física nos proporciona, diz respeito sobretudo ao bem estar com nós próprios, com a sociedade, com a natureza e com o mundo. Refere-se a emoções e sentimentos nem sempre fáceis de expressar por escrito, mas que talvez representem aquilo que melhor caracteriza o ser humano: a liberdade, a autonomia e a independência. De facto, a actividade física poderá ter uma multiplicidade de significados especiais e únicos para cada um de nós. Alguns poderão encontrar o prazer do movimento numa caminhada na Serra da Arrábida, outros num mergulho na costa de Sesimbra e outros ainda numa aula de grupo em ginásio. O importante é que cada um encontre o seu equilíbrio e o meio onde se sente bem, para adoptar esse comportamento não apenas num trimestre do ano, mas sim em todos os anos que a existência lhe conferir. A actividade física possibilita- nos também encontrar forças para a superação dos mais diversos desafios e dificuldades com que nos deparamos. Ao aumentarmos as nossas capacidades físicas e ao desenvolvermos as nossas competências e aptidões, aumentamos também a auto-estima, que nos confere uma barreira protectora contra o stress diário e nos proporciona uma maior capacidade de decisão!

Mas este outro lado não se fica por aqui! A variedade que caracteriza a actividade física permite-nos estar com nós próprios, relaxar, organizar o nosso dia ou simplesmente reflectir sobre a vida, no caso de actividades de carácter mais individual e permite-nos também brincar, sorrir, conversar e socializar, no caso de actividades em grupo. As opções são imensas e podem ser adaptadas para cada perfil e para cada estado de espírito!

As respostas que sempre quis ter

Com que regularidade devo praticar cada uma das diferentes actividades para alcançar a melhor dose-resposta para a saúde mental e física? Podemos distinguir dentro da actividade física as actividades de carácter mais informal, como uma simples caminhada ou a lavagem manual do carro, e as actividades físicas formais ou planeadas, normalmente realizadas no âmbitos dos ginásios.

ACTIVIDADE FÍSICA INFORMAL:

deverá ser realizada todos os dias da semana. Se praticada sistematicamente através de pequenas alterações no estilo de vida (optar sempre pelas escadas, caminhar 15 minutos na hora de almoço...), poderá ter um efeito cumulativo no final do dia extremamente interessante.

ACTIVIDADE FÍSICA FORMAL:

As actividades com maior solicitação cardiovascular como uma caminhada vigorosa, uma aula de grupo ou um jogo de futebol, deverão ser executadas 3-5 vezes por semana. Efectuar 30 minutos de marcha por dia em 4-5 dias da semana e com uma intensidade suficiente para aumentar claramente a temperatura corporal e a frequência respiratória poderá ser uma boa opção para grande parte das pessoas. Em plano menos destacado mas igualmente importante, encontram-se as actividades de força e de flexibilidade.

ACTIVIDADE DE FORÇA E FLEXIBILIDADE:

uma frequência de 2-3 vezes por semana são aconselhadas para estes casos. No caso da força devem ser privilegiados os principais grupos musculares (8-10) e no treino de flexibilidade, deve ser dado ênfase especial aos músculos bi-articulares, como é o caso dos músculos flexores e aductores da coxa, e também a musculatura peitoral. O treino de força também chamado por treino com cargas adicionais pode ser particularmente benéfico devido ao seu impacto em tarefas funcionais e do dia-a-dia (ir às compras, levantar-se de uma cadeira, sustentar o seu peso corporal, etc.), enquanto que o treino de flexibilidade e postura corporal é especialmente importante na prevenção de desvios ósteo-articulares, hérnias discais e lombalgias. Para uma maior qualidade e segurança na realização destes exercícios, é recomendável procurar um ginásio/health club com especialistas em exercício e saúde.

Quais os aspectos-chave para qualquer pessoa se manter fiel a um estilo de vida activo?

Em primeiro lugar, deve escolher uma actividade que consiga fazer mas, sobretudo, que goste de fazer.
Seguidamente, é importante o estabelecimento de objectivos alcançáveis e realistas, pelo que é recomendado o aconselhamento com um especialista da área em questão. Outro dos segredos está na partilha das experiências vividas com os familiares e amigos. Estes poderão dar um incentivo nos momentos de maior dificuldade e um apreciado elogio nos momentos de maior sucesso, aumentando assim a adesão ao exercício. Variar com alguma frequência o tipo de actividades praticadas e também o local ou percurso (como por exemplo na realização de caminhadas ou passeios de bicicleta) pode também representar uma opção interessante para a maioria das pessoas, evitando assim a monotonia.

Por fim, acreditamos que o registo individual (auto-monitorização) dos progressos efectuados é também muito útil para a manutenção de bons índices motivacionais e para uma mudança comportamental mais efectiva, rumo a um melhor estado de saúde física, psicológica e social.


 

O QUE É A ACTIVIDADE FÍSICA 

A actividade física é todo e qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que resulta em dispêndio de energia acima do metabolismo de repouso

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share