Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Prevenção     Cancro

Como o exercício ajuda a manter um peso mais saudável, pode indirectamente diminuir o risco de tumores.

O Exercício na prevenção do Cancro

Desde há vários anos que a Atividade Física regular é reconhecida como um fator protetor do cancro da mama e do cólon. O exercício parece contribuir para uma modulação de hormonas envolvidas na divisão e crescimento anormal das células e na melhoria, a longo prazo, da função imunitária. Existe uma relação conhecida entre o excesso de peso e alguns tipos de cancro (mama, endométrio e cólon).

Como o exercício ajuda a manter um peso mais saudável, pode indirectamente diminuir o risco deste tipo de tumores. No cancro da mama, o risco pode ser reduzido em cerca de 20%. As mulheres pós-menopaúsicas parecem ser as que mais beneficiam, com reduções até 30%.

Os indivíduos activos têm uma menor incidência de cancro do cólon, com reduções do risco de 30% a 40%. Ao melhorar o trânsito intestinal e diminuir o tempo de exposição de substâncias carcinogéneas (capazes de induzir cancro) na parede do intestino, há uma menor hipótese de transformação de células normais em células tumorais.

Existem alguns dados que parecem apontar para uma relação inversa entre a Atividade Física regular e o cancro do pulmão e endométrio, mas ainda são insuficientes para tirar conclusões definitivas.

 

Excerto de artigo.
Leia o artigo completo AQUI


Autor:
RITA TOMÁS
Médica
Programa PESO COMUNITÁRIO
Faculdade de Motricidade Humana
In Revista Rituais Nº 3
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share