Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Biblioteca     Entrevistas

O Professor Pedro Teixeira é o mentor e responsável pela vertente técnica e científica do projeto RITUAIS de Vida Saudável.
Sugestões:

Entrevista - Professor Pedro Teixeira (FMH)

Porque é que uma instituição como a FMH resolve associar-se ao projeto RITUAIS?

Porque o projecto que nos foi apresentado era inovador, bem concebido e oferecia toda a segurança do ponto de vista do seu sucesso, no caso, fazer chegar às pessoas em geral informação actualizada e isenta sobre saúde e estilos de vida, de uma forma muito atraente. Para as Universidades, são raras as oportunidades de poder levar até ao público o conhecimento que produzem e poder também assegurar a qualidade científica e técnica de conteúdos produzidos por outros. Tipicamente, sentimos também dificuldades na própria qualidade e eficácia do processo de comunicação em si, algo que não tem muita tradição, sobretudo nas Universidades públicas. O nosso parceiro, a One to One, oferecia-nos por isso algo que não possuíamos, a troca de algo em que somos especialistas – uma combinação por isso que fez todo o sentido. Na Faculdade de Motricidade Humana e muito em particular na área do Exercício e Saúde, são felizmente vários os projectos em que as parcerias com o exterior permitem projectos de sucesso, como esperamos que este venha a ser.

Qual será o papel da Faculdade neste Programa?

Produziremos, na Unidade de Exercício e Saúde da FMH, uma boa parte dos conteúdos do Programa e certificaremos os restantes quanto à sua veracidade, relevância e actualidade, nas áreas da actividade física, nutrição, peso saudável e gestão do stress. Participaremos também activamente na produção dos programas televisivos com especialistas da Faculdade ou selecionando convidados sempre que necessário. No fundo, somos o “parceiro técnico e científico” deste projecto e estaremos disponíveis para esclarecer quem assim o desejar sobre os conteúdos produzidos, pelas vias que se considerarem mais eficazes.

Que outros projectos tem a FMH em mãos, que coincidam com os objectivos do Programa RITUAIS de Vida Saudável?

Existem vários. Na Unidade de Exercício e Saúde destacam-se os Programas PESO (Promoção do Exercício e Saúde na Obesidade (www.peso.fmh.utl.pt) e PESO COMUNITÁRIO (www.pesocomunitario.net), que têm uma intervenção na área da prevenção e tratamento da obesidade e do excesso de peso e contam com inúmeros parceiros públicos e privados. Existem também outros projectos vocacionados para a promoção do exercício físico em populações específicas como as pessoas idosas, pessoas em fase de reabilitação cardíaca, ou pessoas com risco de osteoporose e também um programa de prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, o Programa PESSOA (Promoção do Exercício e Saúde no Sedentarismo e Obesidade no Adolescente). Actualmente, dado o seu modelo de gestão, este tipo de parcerias e respectivas mais-valias, são muito importantes para a saúde financeira das instituições do ensino superior. Felizmente, existe na FMH uma cultura de abertura para o exterior, que se manifesta em inúmeros casos de sucesso, como o RiTUAiS de Vida Saudável.


Se pudesse resumir numa simples frase o motivo pelo qual todos devem acompanhar este Programa, o que diria?

No modo de vida actual, fogem-nos os rituais – que ajudam a centrarmo-nos no momento e que desde sempre dão significado à existência – e foge-nos muitas vezes a saúde – sem a qual é impossível saborear a vida em pleno. Este Programa junta ambos os aspectos e oferece-os em vários formatos, sempre atraentes, sempre simples e sempre próximos. Com bom gosto e com rigor. Pode confiar.

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share