Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Mitos     Atividade Física

FACTO OU MITO?

"A realização regular de exercícios de força resulta num aumento de massa muscular excessivo e desproporcional em mulheres e é prejudicial às pessoas com necessidades especiais"

É MITO.

Existem alguns preconceitos - especialmente em mulheres e em populações especiais, como os adultos mais velhos e as pessoas com diabetes, doença cardíaca, hipertensão arterial e osteoporose – sobre os exercícios de força, que importa desmistificar.

Muitas mulheres evitam a realização de exercícios de força com receio de ficarem muito “musculadas”, demasiado “grandes”, ou mais “masculinizadas”. Sabe-se no entanto, que tal acontecimento é muito improvável. De facto, a baixa quantidade de testosterona no corpo feminino, apesar de permitir a preservação ou um ligeiro aumento da massa muscular, não permite que o seu crescimento seja excessivo e desproporcionado.
Também indivíduos com patologias especiais receiam estes exercícios. A insegurança e a possibilidade de serem prejudiciais à saúde são as causas mais invocadas para o afastamento desta prática. No entanto, não restam dúvidas de que os exercícios de força orientados por um Fisiologista do Exercício são seguros, resultam em inúmeros benefícios para a generalidade das pessoas e prolongam a independência funcional.

 

Image courtesy of stockimages / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share