Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Atividade Física

A Atividade Física pode ser o elemento que falta na vida de muitas pessoas para despoletar uma vida mais plena e com menor risco de doença.

AF: mais que gastar calorias

Sabia que a Atividade Física regular, para além de aumentar o dispêndio calórico, melhora a auto-estima, reduz o estado de ansiedade e tem uma importante acção anti-depressiva? E que, muito provavelmente, contribui para uma maior capacidade de decisão nas suas escolhas alimentares?

Ritual: Depois de escolher as suas actividades físicas preferidas, exercite-as durante pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias da semana.

Para quem não tem e nunca teve um estilo de vida activo, é natural que atribua à Atividade Física um significado meramente "calórico" - algo que vem à mente especialmente quando o peso tende a acumular. Mas os benefícios decorrentes da sua prática regular superam extraordinariamente esta visão e, muitos deles, permanecem invisíveis aos mais sedentários. A saúde mental positiva é um desses benefícios!
Nos dias de hoje, a constante presença de desafios e agentes agressores ao nosso estado de tranquilidade e equilíbrio, atingem níveis outrora menos preocupantes. Por um lado, surge a necessidade de desenvolver programas potenciadores do bem-estar e relaxação e, por outro, de aumentar os níveis de auto-estima, auto-confiança e auto-controlo para os inúmeras decisões diárias, nomeadamente as que interferem com a nossa saúde.
A abrangência dos efeitos da Actividade Física, bem comprovada cientificamente, ganha assim um papel de destaque: promove a boa disposição, a reacção aos estímulos negativos e o alívio de estados de ansiedade, especialmente importantes em fases da vida menos positivas; e parece contribuir para a adopção de outros comportamentos saudáveis. Pode ser o elemento que falta na vida de muitas pessoas para despoletar uma vida mais plena e com menor risco de doença.

A CONSIDERAR:
  • Escolha atividades que goste e que lhe proporcionem sensações de competência, autonomia e satisfação. Este passo é fundamental para a adopção de um estilo de vida activo.
  • Procure locais tranquilos para a sua atividade física. Geralmente, os parques verdes e matas nacionais representam excelentes opções. Ou será que prefere a interação social de um ginásio?!
  • Envolva os seus familiares e amigos nos seus programas de atividade física. Em grupo, é mais fácil!

Este é o ritual favorito de...

Porque escolheu este Ritual?
Hugo Miguel Freitas Zegre de Oliveira
Professor de Educação Física

Escolhi este ritual por considerar que ainda são relativamente pouco conhecidos os benefícios do exercício ao nível psicossocial.

De facto, a realização de exercício físico pode ser um factor socializante, uma vez que possibilita a multiplicação das relações sociais, bem como o desenvolvimento de sentimentos de filiação tendo como exemplo o ser sócio de um ginásio ou pertencer a um grupo de caminhada/corrida.

Por outro lado as tarefas motoras proporcionadas pelo exercício (caminhar 1km, andar de bicicleta 5km) induzem sentimentos de satisfação que poderão promover nos participantes a percepção de controlo sobre os seus hábitos, corpos ou condição física. Esta percepção é susceptível de ser transferida a outros contextos da vida proporcionando o desenvolvimento de uma atitude optimista -EU CONSIGO.

Por último e no meu caso pessoal o exercício físico serve como distracção para os problemas e pensamentos negativos, por direccionar a atenção para outro tipo de estímulos proporcionando um desligar temporário das múltiplas tarefas do quotidiano.

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share