Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Atividade Física

A prática de exercício regular parece contribuir para uma maior auto-regulação dos mecanismos de saciedade e apetite.

Exercício aumenta o apetite?

Sabia que as pessoas que fazem exercício físico regularmente têm um maior controlo sobre a sua alimentação? E que, melhor ainda, apreciam as propriedades sensoriais dos alimentos mais do que pessoas sedentárias?

RITUAL: Exercite-se na maioria dos dias da semana, beneficiando rapidamente dos recursos fisiológicos e psicológicos que a Actividade Física aumenta, inclusive na regulação do apetite.

A associação entre o exercício físico e o apetite e alimentação é um tema apaixonante mas que gera dúvidas entre os profissionais de Atividade Física, Nutrição e Controlo do Peso, e na sociedade em geral. Várias são as pessoas que alegam o receio de verem o seu apetite aumentado como uma das razões para a adopção de comportamentos menos ativos. Contudo, e ao ser revista a literatura existente sobre esta temática, verificamos que tal suspeita é insustentável.

A prática de Atividade Física regular parece oferecer vários recursos fisiológicos e especialmente psicológicos que munem os seus praticantes de capacidades mais eficientes na auto-regulação dos mecanismos de saciedade e apetite. Do ponto de vista fisiológico, o exercício físico parece potenciar a sensibilidade à leptina e insulina - hormonas associadas à diminuição do apetite – despoletando uma maior sensibilidade dos sistemas de deteção de saciedade e um melhor controlo do peso corporal. Numa perspectiva psicológica, a adopção de estilo de vida ativo confere aos seus praticantes uma maior auto-estima, auto-confiança e autonomia, melhor imagem corporal e reduções na ansiedade, depressão e emoções negativas - características estas bem presentes entre as pessoas que conseguem gerir melhor a sua ingestão alimentar e o seu peso corporal.

Neste contexto, os benefícios resultantes da prática regular de exercício físico no controlo do peso não provêm somente das calorias despendidas. Também as variáveis endócrinas e psicológicas relacionadas positivamente com a auto-regulação dos mecanismos de saciedade e potenciadas pelo estilo de vida ativo poderão ser um forte aliado no combate ao excesso de peso e obesidade.

A CONSIDERAR:
  • Mantenha uma prática regular de Atividade Física ao longo de toda a vida. Este estilo de vida permitir-lhe-á auto-regular o apetite e ter um melhor controlo nas suas escolhas alimentares, optando mais frequentemente por alimentos menos densos caloricamente e mais densos nutricionalmente.
  • Sempre que por algum motivo seja forçado a transitar de um programa de Atividade Física intensa para um estado de sedentarismo, tenha especial atenção com a ingestão calórica. O nosso organismo não parece ter um mecanismo eficiente de regulação do apetite alimentar nesta fase particular, facto que poderá levar ao ganho de peso.
  • Saiba que nos dias em que faz exercício, terá uma menor probabilidade de incorrer em episódios de descontrolo alimentar, conseguindo resistir melhor a impulsos (internos e externos) para comer em demasia.
  • Em algumas mulheres, é possível que exercícios muito intensos aumentem um pouco o apetite. Mas para quase todas as pessoas, isto não acontece de forma a contrariar (compensar) o gasto calórico que o exercício comportou. E o exercício vigoroso gasta, para a mesma duração, mais calorias que o exercício mais moderado!
  • Um estudo indicou que, quando são comparadas com pessoas sedentárias, pessoas fisicamente ativas reportam apreciarem mais as propriedades organolépticas (sabor, aroma, textura, etc,) de alguns alimentos. Implicação: ficam igualmente satisfeitos com alimentos menos doces, menos salgados e menos gordos!

Image courtesy of Ambro / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share