Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Atividade Física

Faça da atividade física uma rotina diária.

Quanta atividade física?

Sabia que a marcha é uma das maneiras mais fáceis de aumentar a sua atividade física diária e tem benefícios para a sua saúde idênticos a outras actividades com  maior intensidade?

Ritual: Exercite-se 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana.

Para que uma pessoa seja considerada fisicamente ativa e para usufruir dos respectivos benefícios para a sua saúde, recomenda-se a prática de pelo menos 30 minutos de atividade física moderada (equivalente à marcha rápida) na maioria dos dias da semana ou, preferencialmente, todos os dias.
Praticar atividades vigorosas, como correr, pedalar um ritmo intenso (> de 16-17km/h), jogar futebol, basquetebol, andebol ou ténis também poderá ser uma alternativa, principalmente para quem tem pouco tempo disponível e hábitos regulares de actividade física moderada. Neste caso, é aconselhada uma frequência de pelo menos 3 vezes por semana, durante pelo menos 20 minutos.

A CONSIDERAR:
  • Faça da atividade física uma rotina diária. Para muitas pessoas, uma vez criado este ritual, é relativamente fácil de manter.
  • Aproveite a hora de almoço para caminhar 15 a 20 minutos. Com mais um período idêntico noutra altura do dia, acumulará a atividade física recomendada.
  • Qualquer lance de escadas é sempre uma oportunidade de incrementar a sua actividade. Não a desperdice!
  • Tenha sempre em mente um plano de Atividade Física alternativo, para colocar em prática nos dias em que os imprevistos (por exemplo mudança de tempo ou prolongamento do trabalho) condicionaram o planeamento inicial.

Este é o ritual favorito de...

Porque escolheu este Ritual?
Analiza Mónica Silva
Professora Universitária

Escolhi este ritual por conhecer os benefícios da atividade física na saúde, particularmente no combate à obesidade e doenças associadas. Se gastarmos mais calorias relativamente às necessidades energéticas diárias, tendemos a reduzir o nosso peso corporal de uma forma equilibrada, bastando para o efeito pequenas alterações nas nossas rotinas. Para tal, é necessária uma acumulação de pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, 5 dias por semana, podendo esta quantidade ser superior em pessoas que pretendem reduzir ou manter o peso perdido. Tendo em consideração a falta de tempo que caracteriza a nossa sociedade atual, a forma mais simples de aumentar o nosso dispêndio energético passa pela inclusão de mais atividade física no nosso estilo de vida. Aconselho a prática de atividades como a marcha ou a bicicleta pela facilidade de serem incluídas nas nossas rotinas diárias, em blocos de pelo menos 10 minutos. E como no final do dia o balanço energético deve privilegiar o dispêndio, não devemos esquecer que também o tempo dedicado a actividades sedentárias deve ser limitado, alternando esses períodos com outras atividades que exijam maior esforço físico.

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share