Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

Por definição, obesidade é o excesso de massa gorda no corpo; para a maioria das pessoas, o IMC é um bom reflexo da quantidade de gordura corporal e é um método menos dispendioso.

Calcular o seu IMC e da sua família

Sabia que o Índice de Massa Corporal (IMC) é o procedimento mais útil e mais prático para classificar o seu nível de peso e obesidade? E que valores de IMC normais estão associados a melhores indicadores de saúde e longevidade?

RITUAL: Calcule o seu IMC e o da sua família com regularidade e saiba em que categoria de peso/obesidade se encontra cada um.

O Índice de Massa Corporal (IMC) – relação entre o peso (kg) e o quadrado da altura (m2) - é o procedimento padrão universal proposto pela Organização Mundial de Saúde para classificar o peso de cada pessoa adulta. Esta decisão foi tomada após terem sido efetuados diversos estudos epidemiológicos em diferentes países, que encontraram fortes correlações entre os valores de IMC e vários indicadores de saúde e longevidade.

Desta forma, indivíduos com IMC entre 18,5 e 25 kg/m2 apresentam um peso considerado normal, uma vez que estes valores se associam com valores mais saudáveis de pressão arterial, colesterolémia e glicémia, entre outros. Indivíduos com IMC entre 25 e 30 kg/m2 e aqueles com IMC igual ou superior a 30 kg/m2, são considerados como tendo excesso de peso e obesidade, respetivamente, e têm risco mais elevado de doença e morte prematura, sendo a prevalência especialmente elevada quando o IMC ultrapassa os 35 kg/m2.

Desta forma, procure promover hábitos alimentares saudáveis e a adoção de um estilo de vida ativo no seu meio familiar, contribuindo para que todos em sua casa atinjam um IMC normal.

A CONSIDERAR:
  • Por definição, obesidade é o excesso de massa gorda no corpo; para a maioria das pessoas, o IMC é um bom reflexo da quantidade de gordura corporal e é um método menos dispendioso.
  • Para obter informações complementares ao IMC, poderá efetuar a medição da sua Circunferência de Cintura e compará-la com os valores padrão disponíveis em Indicadores de Saúde.
  • Como o IMC varia substancialmente nas crianças e adolescentes, a classificação do peso nestas classes etárias precisa ser efetuada de acordo com curvas de referência relacionadas com a idade.
  • Pessoas muito musculadas terão um IMC mais elevado mas sem correspondente aumento de gordura corporal; neste casos, o IMC não é um bom indicador.
  • Pessoas mais velhas (+65 anos) têm frequentemente um IMC artificialmente reduzido (pois perderam já muita massa muscular) pelo que o IMC também não é muito útil para pessoas de idade avançada.

Image courtesy of Ohmega1982 / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share