Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

Os indivíduos que depositam menor gordura no tronco, nomeadamente na região abdominal, têm melhores valores de pressão arterial, açúcar no sangue e perfil lipídico.

Circunferência da Cintura

Sabia que manter a circunferência da cintura dentro dos padrões de saúde é um passo importante para a prevenção da hipertensão, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares?

O RITUAL: Meça a sua circunferência da cintura uma vez por mês, em casa, e registe o resultado, procurando manter um valor inferior a 102 ou 88 cm, consoante seja homem ou mulher.

A utilização do Índice de Massa Corporal (IMC = kg/ altura2) para classificação do peso corporal e estratificação de factores de risco para a saúde é utilizada há várias décadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, verificou-se que é possível duas pessoas apresentarem o mesmo IMC, com composições e distribuições corporais distintas e, naturalmente, com diferentes riscos para a saúde.
Com a investigação científica decorrente desta lacuna, verificou-se que a forma como a gordura corporal se distribui pelo corpo também representa um importante indicador de saúde. Assim, e de uma forma geral, os indivíduos que depositam menor gordura no tronco, nomeadamente na região abdominal, têm melhores valores de pressão arterial, açúcar no sangue e perfil lipídico.

Estes aspectos levaram a que, a partir de 1998, o National Institute of Health optasse pelo cruzamento dos resultados destes dois indicadores para estratificação do risco de doenças plurimetabólicas.
De forma simplificada, os indivíduos do sexo masculino deverão procurar manter a circunferência da cintura abaixo dos 102 cm, sendo que o ideal seria um valor inferior a 94 cm. No caso das mulheres, recomenda-se um valor abaixo dos 88 cm, sendo um valor inferior a 80 cm o ideal.
Para verificar o seu resultado, coloque a fita métrica em torno do abdómen, paralelamente ao solo, na zona mais estreita da cintura (vendo de frente). Não deve comprimir a fita demasiado e deve repetir a medição 2 vezes e usar a média dos valores obtidos.

A CONSIDERAR:
  • A gordura típica das mulheres designa-se ginóide e acumula-se sobretudo nas ancas, coxas e nádegas. Por essa razão representa menor risco para a saúde.
  • A gordura típica dos homens designa-se andróide e acumula-se mais frequentemente na região abdominal, acarretando por isso um maior risco para a saúde.  
  • Com aparecimento da menopausa e consequente alteração na distribuição de gordura - maior acumulação de tecido adiposo no tronco - as mulheres apresentam um risco para a saúde similar ao dos homens.
  • Um indivíduo com excesso de peso e circunferência da cintura superior a 102 cm, já tem um risco alto de desenvolvimento das doenças crónicas referidas.
  • A gordura visceral, depositada na região interior do abdómen, é ainda menos saudável que a restante. Apesar dos melhores métodos para a sua quantificação não serem de fácil acesso para a maioria das pessoas devido aos custos que acarreta, a opção pela medição da circunferência da cintura é fiável, fácil de efectuar e extremamente barata.
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share