Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

O nosso amor-próprio depende de muitas coisas que não apenas a imagem física (procure por isso pontos fortes e características pessoais positivas, não relacionadas com a imagem).

O Peso Que o Peso Tem

Sabia que quem gosta do corpo que tem, aceitando-o sem problemas, tende a proceder da mesma maneira em relação ao corpo dos outros? E que as pessoas que mais criticam a nossa aparência são aquelas que muitas vezes não estão bem com elas próprias?

Ritual: Faça uma lista das situações que evita por causa da perceção que tem do seu corpo e classifique-as numa escala de 1 a 10 para medir o receio que sente em enfrentá-las. Escolha a situação que menos o intimida, estabeleça um prazo para a cumprir e faça-o!

É notória a crescente pressão social para um determinado modelo de corpo e imagem conotados com o sucesso (social, pessoal, profissional). Diariamente somos invadidos com novas tendências de moda, imagens televisivas, capas de revista e as mais diversas publicidades que recorrem sistematicamente a modelos corporais considerados perfeitos e que, de tão distantes estarem da nossa realidade (e possibilidade!), acabam por promover a insatisfação corporal, levando ao desenvolvimento de autoimagens negativas e até disfuncionais.

Decorrentes deste contexto social, surgem formas de pensar que configuram autênticas distorções negativas (“Com este corpo não chegarei a lado nenhum”, “Só terei sucesso profissional e social se conseguir ser magro”, “Se não consigo controlar o meu corpo não consigo controlar coisa nenhuma…”).

Crie então o hábito de relativizar aquilo que pensa (e os outros eventualmente comentam) sobre o seu corpo. Por outro lado, habitue-se a tratar bem de si e a valorizar os aspetos corporais que sempre gostou. Qual a sua parte do seu corpo que mais gosta? E aquela que não trocaria por nada? Para algumas pessoas é o cabelo, os olhos, as mãos, os lábios, o peito, ... Quais são as suas? Existe um lado positivo em tudo na vida e o seu corpo não é exceção!

A CONSIDERAR:
  • Reflita sobre a sua autoestima e, se esta passa por dias menos bons, pondere até que ponto a sua imagem corporal (distorcida?!) não estará a prejudicá-la. O nosso amor-próprio depende de muitas coisas que não apenas a imagem física (procure por isso pontos fortes e características pessoais positivas, não relacionadas com a imagem). Certamente não serão o número de roupa e o peso na balança os espelhos das suas qualidades e valores pessoais.
  • Procure aceitar-se como é, gostar de si e valorizar pontos fortes, evitando por outro lado o foco excessivo nos aspetos que interpreta como menos positivos. De facto, muitas vezes só vemos aquilo para que estamos despertos, querendo confirmar a todo o custo as nossas distorções…
  • Não deixe de fazer determinadas coisas que lhe dão prazer (como por exemplo ir à praia, ou a festas) apenas porque receia comentários menos agradáveis ou mesmo represálias. Na maior parte dos casos o “problema” está apenas na nossa cabeça. E deixar de viver experiências importantes será criar “novos problemas”!
  • Se tem excesso de peso, enfrente as agressões verbais a que eventualmente possa ser sujeito (e também aquelas que o possam ter magoado na infância e adolescência) e relativize-as: “Será que a minha aparência física tem um peso tão grande como as pessoas em meu redor me querem impor?” “Porque será a opinião desta(s) pessoa(s) tão importante para mim?” “Tenho que seguir o seu julgamento?”.
  • Faça atividade física regularmente! Sabe-se que as pessoas mais ativas têm uma melhor relação com o seu corpo e percecionam-no de uma forma mais positiva, independentemente do seu peso e composição corporal.
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share