Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

O azeite é o principal responsável pela "boa fama" da dieta mediterrânica.

Azeite: a gordura indispensável

Sabia que o azeite é uma das gorduras mais ricas em ácidos gordos mono-insaturados, bastante importantes na promoção de saúde cardiovascular? E que é uma das poucas que tolera elevadas temperaturas sem se deteriorar?

O RITUAL: Utilize o azeite para temperar as saladas, fazer refogados, confeccionar os molhos e, se necessário, fritar alguns dos seus alimentos, aliando um sabor agradável com uma gordura saudável.

O azeite é uma gordura fortemente enraizada na alimentação mediterrânea e na culinária tradicional portuguesa. O aroma e sabor que lhe são característicos, a qualidade dos ácidos gordos presentes na sua constituição, e o seu potencial anti-oxidante são alguns dos aspectos que permitem classificar esta gordura como um alimento de eleição.
De facto, tem sido verificado que pessoas cujos níveis de gordura no sangue se encontram alterados, nomeadamente com valores de colesterol total e LDL-colesterol acima da normalidade, beneficiam da ingestão moderada de  ácidos gordos mono-insaturados, como o ácido oleico presente no azeite . Este facto é especialmente relevante na medida em que um melhor perfil lipídico está normalmente associado com uma melhor saúde cardiovascular.
Outros factores, como a riqueza em vitamina E, pró-vitamina A e polifenóis, atribuem a este alimento importantes propriedades anti-oxidantes, fundamentais na prevenção do envelhecimento precoce e no normal funcionamento dos nossos orgãos e sistemas fisiológicos.

A CONSIDERAR:
  • Mesmo sendo saudável, o azeite (tal como todas as gorduras) tem um elevado valor calórico (9 kcal/grama). Assim, se tem preocupação em restringir a ingestão total de calorias, recomenda-se moderação no seu consumo.
  • Utilize moderadamente o azeite para temperar as suas saladas e dar um aroma especial às suas sopas. Com moderação, a sua saúde só beneficiará!
  • Substitua as tradicionais entradas dos restaurantes - como os patés, manteigas e queijos gordos - por um pouco de azeite com alho e pimenta. Verá que, com um pouco de pão escuro, conseguirá um aperitivo saudável e saboroso.
  • Armazene o azeite em locais frescos e com pouca ou nenhuma incidência de luz, para melhor conservar das suas propriedades e características.
  • Evite a utilização de almotolias ou outros azeiteiros que permitem o contacto do azeite com o ar exterior. Estas condições favorecem a sua oxidação, diminuindo as propriedades benéficas e alterando o sabor que lhe são característicos.
  • Seleccione azeites menos ácidos (<1 acidez)  para as saladas e molhos. Para as frituras, poderá utilizar azeites mais ácidos. Mas saiba que a acidez não está relacionada com a qualidade nutricional do azeite (todo o azeite é similar do ponto de vista nutricional).
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share