Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Substitua os molhos tradicionais por molhos de iogurte.

Benefícios do Iogurte

Sabia que o iogurte tem um efeito probiótico benéfico à saúde, já que o seu consumo conduz à ingestão de um elevado número de bactérias vivas que equilibram a flora intestinal e previnem o cancro do cólon? E que a fermentação que origina a sua produção transforma a lactose (açúcar do leite) em outros componentes mais facilmente digeríveis pelas pessoas intolerantes a este açúcar?

RITUAL: Consuma 1-2 iogurtes por dia, protegendo a sua flora intestinal e assegurando um óptimo aporte de cálcio e proteínas de alto valor biológico.

O iogurte é um produto láteo fermentado por algumas bactérias (Lactobacillus e Streptococcus), que confere importantes benefícios para a saúde. Por um lado as suas bactérias inibem o crescimento de microrganismos patogénicos e favorecem o equilíbrio da flora intestinal (aspetos importantes na prevenção do cancro de cólon), e por outro, apresenta excelentes características nutricionais destacando-se o seu moderado teor de proteínas de alto valor biológico (com todos os aminoácidos essenciais) e a riqueza em vitaminas e minerais.

Adicionalmente, a fermentação látea a que o iogurte está sujeito resulta na transformação parcial da lactose, tornando-o uma boa opção alimentar para as muitas pessoas intolerantes à lactose (e que por isso estão impedidas de usufruir dos benefícios do leite).
Assim, explore a diversidade deste alimento – experimentando por exemplo os iogurtes líquidos, naturais, de polpa, de aromas, de pedaços e até os bicompartimentados (iogurte e cereais ou compotas de fruta em compartimentos estanques) – e confirme que nem todos os alimentos de consumo rápido e prático são necessariamente pouco interessantes na promoção de saúde!

A CONSIDERAR:
  • Opte preferencialmente pelos iogurtes magros (máximo de 0,3g de gordura/100g) e sem açúcar adicionado, em detrimento dos iogurtes meio gordos (entre 1,5 e 1,8g de gordura/100g), gordos (mínimo de 3,5g de gordura/100g) e com açúcar adicionado. Para além de terem as mesmas vantagens nutritivas, apresentam menos gorduras pouco saudáveis, menor valor calórico e menor teor de açúcares com grande potencial de elevação do nível de glicemia.
  • Utilize o iogurte natural para tornar as suas saladas de vegetais mais saborosas, atraentes e nutritivas, e também para a confecção de várias refeições (especialmente as de peixe). A substituição de maionese e natas por este iogurte é uma das estratégias culinárias mais comuns quando se privilegia a alimentação saudável.
  • Substitua os molhos tradicionais - geralmente com bastantes gorduras e altamente calóricos – por molhos de iogurte. Com uma chávena de iogurte natural, uma colher de sumo de limão, ½ colher de chá de sal, alguns grãos de pimenta preta e 2 colheres de sopa de vinagre branco, conseguirá confeccionar um molho apetitoso e mais saudável.
  • Incentive os seus familiares mais novos (filhos, sobrinhos ou netos) a ingerirem iogurtes com regularidade. A sua riqueza em cálcio é especialmente importante nas idades de crescimento, tanto para a formação dos ossos e dentes, como também para um bom funcionamento do sistema nervoso, do sistema cardiovascular e do sistema músculo-esquelético.
  • Se tem os níveis de colesterol elevados, opte por iogurtes fortificados com esteróis vegetais, com comprovados benefícios na redução do colesterol total e LDL-colesterol.
  • Como produto vivo que é (com milhões de bactérias!), o iogurte necessita ser armazenado em frio (entre 0º e 6ºC) e a sua data de validade é relativamente curta (cerca de 30 dias). Assim, evite ingerir iogurtes que permaneceram expostos a temperaturas mais altas que o aconselhável durante um longo período de tempo e quando o seu prazo de validade já findou.


Image courtesy of tiramisustudio / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share