Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Existem imensas formas de reduzir a ingestão calórica sem ter de seguir planos alimentares demasiado rígidos e/ou que muitas vezes não têm em conta as preferências pessoais de quem os adopta.

Light com Saúde e Prazer

Sabia que a substituição de alguns dos nossos alimentos mais calóricos pela sua versão light pode ser um excelente contributo para controlar o peso mais facilmente? E que devemos analisar sempre o rótulo dos alimentos pois em alguns casos o valor calórico que lhes está associado pode não ser tão reduzido como se pensa?

RITUAL: Reduza a ingestão calórica se entender ser conveniente para a promoção da sua saúde, mas não de uma forma demasiado restritiva e monótona. Substituir os alimentos gordos de origem animal pela sua versão light e apreciar alimentos vegetais menos comuns, explorando novas formas de os confecionar, são bons princípios.

Iniciar um programa alimentar menos calórico é para muitas pessoas uma meta que, pelo seu determinante papel no processo de controlo do peso, tende a ganhar especial relevo nos meses que antecedem a época balnear ou perante a aproximação de uma data com significado especial (p.ex. o começo de um novo ano, o aniversário, o baile de finalistas ou o próprio casamento). E nada de errado existe em dar tomar esta decisão. O problema surge “apenas” quando os métodos utilizados para este fim não são saudáveis (p.ex. dietas demasiado rápidas e restritivas) ou quando, apesar de saudáveis, não são encarados numa perspetiva a longo termo (terminando sem que os novos hábitos se tenham enraizado).

Este fim precoce de um padrão alimentar outrora tão desejado merece alguma reflexão. Primeiramente, é possível que a motivação que lhe deu origem seja resultado de pressões internas e externas (p.ex. culpa, sentimento de falhanço pessoal, sociedade, moda, amigos), e não tanto de motivos mais intrínsecos – como por exemplo o prazer pessoal na adesão a melhores condutas alimentares. Em segundo lugar, poder-se-á ter dado o caso de o plano alimentar adotado ser desequilibrado, baseado em preconceitos insustentáveis, dos quais são exemplos mais frequentes a restrição exagerada de gorduras ou de hidratos de carbono, como o pão.

Mas existem imensas formas de reduzir a ingestão calórica sem ter de seguir planos alimentares demasiado rígidos e/ou que muitas vezes não têm em conta as preferências pessoais de quem os adota. Deixamos algumas dicas a colocar em prática.

CONSIDERAÇÕES:
  • Faça uma base de iogurte natural (em vez dos molhos tradicionais) para as suas saladas e adicione-lhes alguns pedaços de nozes, pinhões e caju, conseguindo um menu pouco calórico, equilibrado e com gorduras saudáveis.
  • Prefira técnicas de confeção de alimentos que exijam pouca quantidade de gordura - como as caldeiradas, jardineiras e ensopados - ou aquelas que não necessitam da sua adição, como os assados e os cozidos. Paralelamente, adicione-lhes ervas aromáticas, obtendo refeições bastante apetitosas com menos calorias.
  • Privilegie pratos com alimentos de várias cores diferentes, explorando por exemplo o verde-escuro dos espinafres e bróculos, o amarelo-alaranjado do pimento amarelo e cenoura, o castanho das leguminosas e o vermelho do tomate e beterraba. Já experimentou fechar os olhos e saborear cada um destes alimentos?
  • Experimente fazer os seus sumos naturais com a adição de água. Verá que o sabor não difere muito e consegue uma bebida menos energética e igualmente nutritiva. O sumo de melancia é uma sugestão a não desprezar.
  • Recorra às águas com sabores, sumos e refrigerantes adocicados com edulcorantes em detrimento das versões destas bebidas que envolvem a adição de açúcar. Desde que com moderação, estas opções são bastante mais saudáveis e igualmente saborosas.

Image courtesy of Apolonia / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share