Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Informe-se sobre a ementa semanal do seu filho na escola e em função desta, adapte as suas refeições em casa.

Escola e Obesidade Infantil

Sabia que a escola é ambiente privilegiado para que crianças desenvolvam conhecimentos e competências que lhes permitam interiorizar comportamentos mais saudáveis? E que ainda assim, um bom acompanhamento do dia alimentar das crianças e do seu envolvimento nas atividades físicas oferecidas pela escola, não deixa de ser uma preciosa ajuda dos progenitores no combate à obesidade infantil?

RITUAL: Incentive os seus filhos a realizarem as suas refeições na cantina da escola. Os menus atuais são aconselhados por profissionais de nutrição e/ou dietética e garantem um adequado aporte de calorias e nutrientes.

A prevalência de excesso de peso e obesidade infantil tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas e atinge níveis particularmente preocupantes nas crianças portuguesas. Os dados mais recentes apontam que 20% das crianças entre os 3 e os 5 anos apresentam excesso de peso e/ou obesidade, aumentando esta percentagem para cerca de 30% nas crianças entre os 7 e os 9 anos.

A diversidade de fatores que podem contribuir para esta problemática e a complexidade associada a cada um deles sugere que a inversão dos dados atuais não será tarefa fácil. Uma intervenção conjunta dos pais, das entidades governamentais e da escola torna-se imprescindível para que as crianças interiorizem comportamentos mais saudáveis e desta forma beneficiem de melhores indicadores de saúde e de melhores condições para um bom rendimento escolar.

A escola assume-se mesmo como um dos ambientes mais privilegiados para a aquisição de hábitos de vida saudável. O elevado número de horas passado na escola, o considerável número de refeições que podem ser efetuadas nas suas instalações e o contacto com formadores diferenciados são alguns dos fatores que para isso contribuem.

Ainda assim, torna-se importante que os pais e restantes membros do agregado familiar não deleguem as suas responsabilidades na escola. O acompanhamento do dia a dia das crianças, conversando com elas sobre o seu dia alimentar e sobre as atividades em que se envolveram, e a troca mútua de conhecimentos e competências neste domínio revelam-se cruciais para a consolidação dos bons hábitos assimilados. Atente nas seguintes sugestões.

A CONSIDERAR:
  • Preocupe-se especialmente em ajudar os seus filhos a conhecerem e selecionarem os alimentos ricos do ponto de vista nutricional (em detrimento de alimentos caloricamente densos mas pobres em nutrientes, como é o caso dos refrigerantes) e em incentivar a sua participação em atividades físicas, especialmente as carácter mais vigoroso. Embora a restrição da ingestão energética possa ser adequada num processo de controlo do peso em adultos, esta estratégia não é apropriada no caso das crianças.
  • Evite qualquer tipo de proibição em torno de algum alimento ou grupo alimentar. O mais importante é que a criança perceba que existem alimentos mais saudáveis, que devem ser ingeridos frequentemente, e que existem outros menos saudáveis, a reservar para ocasiões especiais.
  • Informe-se sobre a ementa semanal do(s) seu(s) filho(s) na escola e em função desta, adapte as suas refeições em casa.
  • Estimule a realização de refeições intercalares entre as refeições principais. Comer um iogurte, uma peça de fruta e/ou uma sandes a meio da manhã e a meio da tarde evita períodos de alimentação excessiva. A preparação de pequenos snacks em casa ou a recomendação para a realização destas refeições no bar da escola são mais aconselháveis que o recurso às cafetarias mais comuns.
  • Dê o exemplo! Regra geral, as crianças cujos progenitores são fisicamente ativos têm maiores níveis de atividade física que as restantes. Incentive também a adesão às atividades de Desporto Escolar, presentes na maioria das escolas.
  • Se denota desinteresse do seu filho perante as aulas de Educação Física, procure compreender o que se passa. Muitas das crianças com excesso de peso têm vergonha em expor o seu corpo perante os restantes colegas. Um conversa com o Diretor de Turma ou mesmo com o Professor de Educação Física pode ajudar a superar alguma dificuldade percecionada pela criança.

Image courtesy of photostock / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share