Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

O rótulo é como o "BI dos alimentos", que nos assegura (ou não) a sua qualidade e segurança.

Ler os rótulos dos alimentos

Sabia que uma leitura atenta dos rótulos nos alimentos resulta em escolhas alimentares mais objetivas, conscientes e de maior qualidade? E que apenas em poucos segundos conseguirá obter as informações mais importantes a considerar?

Ritual: Sempre que possível, consulte a informação presente nos rótulos dos alimentos antes de os adquirir ou consumir.

Todos sabemos da importância das nossas escolhas alimentares não apenas para a promoção de saúde mas também para um maior rendimento físico e intelectual no nosso dia-a-dia. Apesar disso, poucos são os que, em alguma altura da sua vida, aprenderam a avaliar e selecionar corretamente os produtos alimentares que consomem.

A leitura e interpretação dos rótulos é a forma mais prática, rápida e acessível de obter informações dos produtos alimentares, relativamente à sua composição, qualidade e validade. De forma metafórica, poderíamos definir o rótulo como o “BI dos alimentos”, que nos assegura (ou não) a sua qualidade e segurança.

A lista de ingredientes deve ser o primeiro aspecto a ter em conta. Por um lado porque inclui todos os componentes utilizados na preparação do género alimentício e presentes no produto final. E por outro lado, porque os ingredientes se encontram listados por ordem decrescente (da maior para a menor quantidade).

De seguida, devemos passar à leitura da informação nutricional. Aqui, a energia (kcal) e a composição em alguns nutrientes-chave são elementos a avaliar.

A CONSIDERAR:
  • Prefira alimentos com menor densidade calórica (kcal/100g). Um valor superior a 4 (mais de 400 kcal por 100g de produto) é bastante elevado.
  • Produtos ricos em hidratos de carbono (pão, cereais, barras, bolachas, biscoitos, etc.) com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são geralmente boas escolhas. Um valor superior a 10g seria excelente.
  • Nos mesmos produtos e relativamente às gorduras, procure valores inferiores a 10g por cada 100g de produto alimentar.
  • Em geral, quanto menos gordura saturada (e hidrogenada ou trans) melhor, privilegiando assim as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
  • Compare produtos semelhantes e escolha aqueles que têm menos açúcar e menos sal.

Image courtesy of Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share