Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Utilize os produtos lácteos fermentados (p.ex. em iogurtes naturais com lactobacillus e bifidobactérias) na confeção das suas saladas de vegetais e na substituição molhos tradicionais, de maionese e de natas.

Probióticos e Prebióticos

Sabia que os probióticos são microrganismos não patogénicos presentes especialmente em produtos fermentados, como por exemplo nos iogurtes, que quando ingeridos exercem uma influência positiva na saúde do nosso trato gastrointestinal? E que o seu crescimento e atividade são fomentados pelos prebióticos, presentes especialmente nos alimentos ricos em fibra?

RITUAL: Ingira diariamente produtos fermentados – como os iogurtes e alguns derivados da soja – e alimentos com moderado teor de fibra – como os cereais integrais, legumes e fruta -, usufruindo da maior imunidade intestinal conferida pela simbiose existente entre ambos.

A elevada prevalência de doenças crónicas de etiologia essencialmente comportamental (estilo de vida sedentário e hábitos alimentares pouco saudáveis) que se verifica atualmente em grande parte dos países desenvolvidos tem sido amplamente debatida nos últimos anos entre investigadores, profissionais de saúde e população em geral. É notável quer o interesse crescente por parte de muitos consumidores em melhorar o seu padrão alimentar, procurando não só suprir as necessidades energéticas e nutricionais como também promover o seu bem-estar geral e o estado de saúde a longo prazo; quer o foco cada vez maior no estudo de substâncias alimentares com comprovados benefícios na prevenção de doenças ou perturbações de saúde – os chamados alimentos funcionais – por parte de muitos núcleos de investigação das áreas de Epidemiologia e Ciências da Nutrição.

Neste âmbito, os alimentos designados por Simbióticos (conjunto de prebióticos e probióticos) são algumas das substâncias alimentares que merecem um papel de destaque na nossa alimentação. Estes componentes têm de facto demonstrado comprovados benefícios no equilíbrio da flora intestinal e o seu papel na prevenção do cancro de cólon está atualmente a ser investigado. Por um lado, os probióticos – presentes especialmente nos produtos lácteos fermentados (p.ex. em iogurtes com lactobacillus e bifidobactérias, e em alguns derivados de soja fermentados como o tempeh e miso) – inibem o crescimento de microrganismos patogénicos no cólon e favorecem o já referido equilíbrio da flora intestinal. Por outro, os prebióticos - presentes por exemplo no mel, cebola, centeio, aveia e, de uma forma geral, em todas as fontes de fibras alimentares - estimulam seletivamente o crescimento e atividade da flora bacteriana, verificando-se assim uma importante sinergia entre ambos.

Não é portanto de estranhar que seja aconselhada uma ingestão diária de alimentos ricos nestas substâncias funcionais, permitindo a melhoria da imunidade intestinal sem provocarem efeitos adversos - como a destruição de bactérias benéficas –frequentes perante a ingestão de antibióticos usados para impedir infeções bacterianas mais graves.

A CONSIDERAR:
  • Utilize os derivados da soja obtidos através do processo de fermentação – como o miso e o tempeh - para condimentar (ou confecionar!) sopa, legumes e verduras estufados, e também para elaborar patês caseiros mais saudáveis que os habituais. Esta é certamente uma forma original e saborosa de ingerir bactérias benéficas para o equilíbrio da flora intestinal.
  • Substitua a carne pelo tempeh na confeção de muitas das suas receitas - como os hambúrgueres, os croquetes e as jardineiras - reduzindo por um lado a gordura mais nociva à saúde e aumentando por outro uma preciosa fonte de probióticos.
  • Utilize os produtos lácteos fermentados (p.ex. em iogurtes naturais com lactobacillus e bifidobactérias) na confeção das suas saladas de vegetais e na substituição molhos tradicionais, de maionese e de natas.
  • Reserve lugar na sua mesa de pequeno-almoço para os flocos de aveia, centeio ou outros cereais integrais (preferencialmente sem adição de açúcar e sal), assegurando uma boa dose de fibras de efeito prebióticos logo ao começar o dia.

Image courtesy of Serge Phasinphoto / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share