Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Não dispense a fruta e os vegetais como "armas" de defesa do organismo contra os agentes agressores

Antioxidantes: a Proteção Natural

Sabia que a ingestão diária de alimentos ricos em antioxidantes é importante na prevenção de doenças cardíacas, de cancro, de doenças dos olhos e de envelhecimento precoce? E que uma refeição colorida e com diversidade de vegetais é um importante passo para se conseguir a maioria dos protetores naturais do nosso organismo?

RITUAL: Transforme uma das suas refeições diárias numa “bandeja de anti-oxidantes”, reservando lugar para os vegetais escuros e amarelo-alaranjados, fruta e óleos vegetais, como o azeite.

Numa altura em que a esperança média de vida atinge os valores mais altos de sempre em todos os continentes, a procura de soluções para prevenir o aparecimento de doenças e tratar as já existentes, retardar o envelhecimento e aumentar a qualidade de vida, tem sido constante. Nesta perspetiva, a aplicação do conhecimento existente sobre os nutrientes antioxidantes - substâncias que combatem as moléculas prejudiciais (apesar de “naturais”) ao nosso organismo - é especialmente relevante.

Há muito que se sabe que as células do nosso organismo utilizam oxigénio para produzir energia e que, no decorrer destes processos, ocorre a produção de compostos altamente instáveis - conhecidas como radicais livres - que danificam as proteínas celulares e o DNA. Outros fatores ambientais e de estilo de vida - como a poluição, tabagismo, privação de sono, exercício aeróbio de longa duração e o stresse - também podem resultar numa maior produção destas moléculas.

De entre os malefícios possíveis, salienta-se o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas - como as doenças cardiovasculares, doenças dos olhos (cataratas), cancros e artrite - e o envelhecimento precoce.

Neste contexto, a ingestão regular de alimentos ricos em antioxidantes como a vitamina E, a vitamina C, o percursor da vitamina A (betacaroteno), o selénio e alguns fitoquímicos, é fundamental. Assim, não dispense a fruta e os vegetais como “armas” de defesa do organismo contra os agentes agressores.

CONSIDERAÇÕES:
  • Aumente o consumo de vegetais com cores verdes escuras – como os espinafres, brócolos, agrião, coentros e salsa - e vegetais e frutas de cores amarelo-alaranjadas, como o pimento vermelho, os citrinos e a cenoura. Todos eles são extremamente ricos em carotenoides (provitamina A), vitamina C e fitoquímicos, todos importantes anti-oxidantes.
  • Utilize os óleos vegetais – como o óleo de girassol, de milho, de soja e de amendoim e também o azeite – para temperar as suas saladas e adicionar em algumas das suas confeções, obtendo assim uma dose interessante da vitamina E que necessita diariamente.
  • Mantenha a ingestão regular de fontes de selénio, como a castanha de caju, peixes de mar, gérmen de trigo e sementes de girassol. Este mineral, não só é um excelente antioxidante em si mesmo como ainda favorece a Acão anti-oxidante da vitamina E.
  • Se vai ingerir alguma bebida alcoólica à refeição, opte preferencialmente pelo vinho tinto. Para além do seu agradável sabor, estará a ingerir polifenóis e flavenóides - dois importantes agentes antioxidantes que promovem a saúde cardiovascular. Outros alimentos como as frutas vermelhas, as azeitonas e o chá preto também são ricos nestes fitoquímicos.
  • Evite a auto prescrição de suplementos antioxidantes. A sua ingestão só deve acontecer em condições especiais e mediante a recomendação de um nutricionista ou dietista.

Image courtesy of amenic/ FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share