Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

"Falta de chá"... nunca mais! :)

Benefícios do Chá

Sabia que o verdadeiro chá é aquele que deriva da planta Camellia Sinensis, como é exemplo o chá preto ou o chá verde? E que o seu poder anti-oxidante consegue ser superior ao de muitas frutas e legumes?

RITUAL: Beba chá regularmente, beneficiando do seu potencial antioxidante sem as calorias e/ou o travo característicos de outras bebidas estimulantes.

O chá é produzido a partir das folhas da planta Camellia Sinensis e evidencia-se como uma das bebidas de eleição de um vasto número de povos em praticamente todo o mundo. Em Portugal, tem-se verificado um aumento progressivo do seu consumo (4-5% nos últimos anos), embora a média ainda seja bastante inferior à verificada em outros países, onde a consciência sobre os benefícios desta bebida são mais conhecidos.

Entre os chás mais comuns, destacam-se o chá verde e o chá preto. As distintas composições químicas que possuem devem-se às suas diferentes formas de fabrico. O chá verde é obtido através da exposição das folhas da planta ao calor após a sua colheita (sem fermentação), método que mantém intactas as catequinas (tipo de flavonóides com forte poder antioxidante); o chá preto deriva de uma extensa oxidação das folhas (fermentação), método que transforma as catequinas noutro tipo de flavonóides (teoflavinas e teorubiginas).

Apesar da diversidade existente, deve salientar-se que todos os chás têm uma quantidade apreciável de flavonóides, ou seja, todos eles têm o potencial de contribuir para a prevenção de alguns tipos de cancro, de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce. Conhece alguma forma mais fácil de usufruir de tantos benefícios?

A CONSIDERAR:
  • Note que existem imensos produtos no mercado aos quais se atribui o nome de chá erroneamente. As bebidas elaboradas a partir da erva-cidreira, flor de tília, flor de laranjeira, hipericão, malvas, entre outros, não derivam da planta Camellia Sinensis e, como tal, deveriam designar-se de infusões.
  • Opte pelas variedades do chá sem aditivos e, na altura da sua preparação, procure deitar a água bem quente directamente sobre a saqueta, deixando de seguida 4-5 minutos em infusão. Ainda que a maioria dos flavonóides seja libertada durante o primeiro minuto, uma maior duração da infusão resultará num mais elevado teor em flavonóides. Também o paladar estará certamente mais apurado.
  • Apesar da insubstituível presença da fruta e legumes num padrão alimentar saudável, alguns estudos sugerem que o chá é potencialmente mais rico em anti-oxidantes do que muitos destes alimentos. Explore esta forma fácil de promover a saúde.
  • Evite ultrapassar as 6-7 chávenas de chá por dia, devido ao seu moderado teor de teína (substância de efeitos semelhantes à cafeína).


Image courtesy of zirconicusso / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share