Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

A manutenção de uma pressão arterial elevada é uma das principais causas de doença cérebro-vascular (como a trombose) e complicações cardiovasculares, bastante frequentes na nossa população.

Nutrição e Hipertensão

Sabia que uma ingestão de 5-6 g de sal (2000-2400 mg de sódio) é o valor máximo diário recomendado para a generalidade das pessoas? E que existem muitos produtos alimentares com elevadas quantidades de sódio - como as bolachas, o pão, caldos de carne, ketchup e alimentos processados – cujo sabor nem sempre é salgado?

RITUAL: Observe os rótulos alimentares e selecione os alimentos com menor quantidade relativa de sal (ou sódio)

A Pressão Arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. A manutenção de uma pressão arterial elevada (Hipertensão Arterial) é uma das principais causas de doença cérebro-vascular (como a trombose) e complicações cardiovasculares, bastante frequentes na nossa população. Apesar disso, há uma tendência para alguma despreocupação sobre esta temática porque a hipertensão pouco interfere no nosso quotidiano, uma vez que geralmente é assintomática.

Neste enquadramento, torna-se importante a avaliação dos valores de pressão arterial com alguma regularidade. No caso de serem detetados valores superiores aos normais em duas situações distintas, os hábitos alimentares devem ser especialmente ponderados como primeira linha de intervenção tal como outros tratamentos não-farmacológicos como a prática de exercício, a moderação na ingestão de álcool e a eliminação de hábitos tabágicos.

Uma importante medida a adotar (talvez a mais conhecida) é a moderação no consumo de sal. Apesar da restrição de sal ter um impacto limitado numa boa parte das pessoas hipertensas, não há dúvida que a pressão arterial se eleva sempre que se mantém um aumento na ingestão de sódio ou sal acima do recomendável. Como curiosidade, saliente-se que existem populações em regime de vida tribal onde o consumo de sal é insignificante e onde a hipertensão arterial é praticamente desconhecida. Outras medidas importantes para a redução e controlo da pressão arterial, são manter uma elevada ingestão de potássio e adequada ingestão de cálcio.

A CONSIDERAR:
  • O primeiro passo para se proteger da hipertensão arterial é descobrir se a tem! Por isso, meça a sua pressão arterial pelo menos 2x por ano. e procure manter a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica em valores inferiores a 120 mmHg e 80 mmHg, respetivamente.
  • Procure reduzir a ingestão de azeitonas salgadas, presunto, paio, toucinho fumado e patês, manteigas e margarinas com sal, bolachas e aperitivos salgados, ketchup, batatas fritas de pacote, hambúrgueres e, de uma forma geral, produtos processados e enlatados conservados em sal.
  • Reduza o sal e os cubos de carne para caldo na confeção dos seus alimentos e não coloque o saleiro na mesa. A utilização de ervas aromáticas e especiarias é geralmente uma ótima alternativa.
  • Mantenha presentes na sua alimentação alimentos ricos em potássio, como é o caso do puré de batata, cacau, leguminosas, leite, e sobretudo frutas e vegetais frescos.

Image courtesy of KEKO64 / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share